Avançar para o conteúdo principal

Revisitar Programas Eleitorais

Retirado da Internet

Este fim de semana, por causa de um pedido de colaboração de um amigo meu, revisitei os programas eleitorais que PS, PSD e IPF apresentaram aos eleitores em 2013.

Começo a minha apreciação pelo do PS que teve a responsabilidade principal na governação do município ao longo destes 4 anos. O programa era minimalista, próprio de quem estava habituado a ganhar eleições com "serviços mínimos". Ainda assim, com uma imagem e estrutura diferentes do habitual, as ideias principais foram apresentadas de forma muito genérica e permito-me concluir que se manteve muitas das coisas boas que vinham da gestão anterior e se lançaram projectos novos, principalmente na área da animação e da comunicação. Algumas coisas ficaram por fazer e algumas delas (como o Gabinete de apoio ao Investidor ou a proximidade entre os serviços e os cidadãos).

Grande bandeira da intervenção do PSD na governação do município será o encerramento de alguns processos "encravados" durante anos. A revisão do PDM, a resolução do problema do edifício da "Sacor" e do "Royal Center" (neste caso ainda não há qualquer efeito visível). Uma grande bandeira também é simbolizada pelo trabalho na área da energia e do bem-estar animal caindo muitas críticas por parte do ex-vereador do pelouro, José Baptista pela paragem do processo que alega ter deixado pronto a arrancar. Outras propostas do PSD caíram no esquecimento mas também não esqueçamos que não era a força mais representada no executivo.

O programa que os IPF apresentaram em 2013 era um autêntico "testamento" e impossível de concretizar. Quer porque a uma linha do programa corresponde uma dotação de recursos (financeiros, técnicos, físicos, humanos, etc.) quer, ainda, porque muitas dessas linhas não eram competência específica do município. Ressalvando que os IPF não tiveram (excepto nesta ponta final de mandato) funções executivas mas que votaram favoravelmente Orçamentos e Planos do executivo será um assentimento da parte destes para com as opções tomadas.

Assim, não deverá ser de esperar grandes reparos à governação dos últimos 4 anos, excepto da parte do movimento "Fafe Sempre" que deverá tomar como exemplo os anteriores mandatos que Antero Barbosa integrou. Ainda não são conhecidas as propostas que os partidos e movimentos independentes apresentam a este acto eleitoral e Fafe ficaria a ganhar se disso resultasse um grande debate de ideias.Até porque os argumentos que têm surgido são estéreis e não aguentam muito mais tempo. Também não são conhecidas equipas das diversas listas mas a qualidade  dos homens e mulheres que acompanham o cabeça-de-lista são importantíssimas porque não há super-homens.

Até já!!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SELVAGENS!!!!

Imagem retirada de http://cm-fafe.pt Volto a este espaço, há muito deserto, para expressar a minha repulsa pelas atitudes do Município de Fafe no abate arbitrário de árvores no espaço urbano. Não há qualquer relatório que justifique estes atentados que quem nos governa (?) tem praticado até porque aquele que, supostamente escuda este "crime" não diagnostica nenhuma doença insanável. É terrorismo puro e simples que procura respaldo em técnicos de uma instituição respeitada. Quem quiser ler o relatório encontrá-lo-á aqui  . Não está em questão o valor do património natural destes espécimes mas mais uma acção que demonstra a insensibilidade que habita na 5 de Outubro e que tinha sido bem demonstrada no ataque às árvores da Praça da Liberdade.  Aproveito a oportunidade para lembrar que a Praça 25 de Abril sofreu uma profunda requalificação há não muito tempo e quem perder um bocadinho de tempo a ler o relatório de conforto que o Município divulgou constatar

Grato pela atenção

Imagem retirada da internet Ao fim de 7 meses e 10.000 visualizações, sinto-me honrado pela atenção que dezenas de pessoas entendem dedicar aquilo que escrevo aqui.  Confesso que, à partida, não tinha quaisquer expectativas acerca do impacto que a minha intervenção iria gerar ou do interesse que poderia suscitar. Foram vários os temas que foquei. Uns de carácter mais pessoal que reflectem o comprometimento que estabeleci. Outros de carácter mais interventivo, fruto da minha faculdade de pensar e ter opinião. Reafirmo o meu compromisso de fidelidade às minhas ideias e à verdade. Doa a quem doer e sem medo de enfrentar, olhos nos olhos, quem, eventualmente, se sinta desconfortável com os meus textos. Nunca entrei, nem entrarei, em questões pessoais e a minha análise será sempre aos aspectos públicos de pessoas ou instituições. Não posso deixar passar sem agradecer os vossos comentários (mantenho os comentários totalmente abertos e livres), as palavras de incentivo que mu

Parcídio vs Moncho

           VS Nos últimos dias, os media têm trazido a público um novo ataque dos IPF ao projecto Fafe Cidade das Artes, em geral, e a Moncho Rodriguez, em particular. Francamente, do que li e ouvi, não fui capaz de retirar uma razão objectiva para a oposição dos IPF e de Parcidio Summavielle. Tirando a parte do FCA ser um projecto pago pelo município. Criticas à valia do projecto, à sua dimensão artística, técnica ou pedagógica, não captei. Pela informação que tenho, instituições como a Coopfafe e o ACR de Fornelos, instituições dirigidas por vereadores deste movimento político, foram (ainda são?) receptoras de acções incluídas neste projecto artístico. E muito bem, em minha opinião. No entanto, a ser verdade que essa colaboração existiu, tenho alguma dificuldade em aceitar esta postura dos vereadores dos IPF e do seu líder (particularmente agressivo nas últimas intervenções). Claro que todos temos direito a elogiar ou criticar esta ou aquela ideia desde que manten