![]() |
Foto "Notícias de Fafe" |
Com a tomada de posse dos eleitos pelos resultados das eleições autárquicas, inicia-se um novo ciclo político em Fafe.
Adivinham-se dificuldades para o executivo que irá tentar governar em minoria e muito se espera da capacidade conciliadora do Presidente Raul Cunha. Não sendo um político de carreira, este tem demonstrado muita capacidade de "fazer pontes" e logo no discurso de investidura deixou bem claro que é isso que pretende fazer.
Ao contrário do mandato passado, a possibilidade de governar coligado com outra força política parece estar afastada restando, por isso, a negociação permanente de todas as decisões do executivo. O passado mostra que há imensos temas que são consensuais e não se prevê que agora passe a ser diferente.
Há outros temas que são mais discutíveis e é aí que deverão surgir dificuldades.
Desde logo na constituição dos gabinetes de Presidente e vereadores. Este acto, vulgarmente usado para colocar pessoal político, deverá receber a oposição das restantes forças políticas. O pretexto será o de redução de despesa mas todos sabemos que o principal objectivo não será esse. Não será de esperar que seja daí que venham as dificuldades na acção do executivo mas será um sinal dado pela oposição.
Depois há toda a política de comunicação e de promoção que ficará irremediavelmente condicionada à negociação com a oposição. Também muita da contratação de bens e serviços que carecem de autorização da câmara ficará sujeita ao voto das bancadas de "Fafe Sempre" e PSD.
Pelo acima exposto se espera vida dura para o executivo que parte com uma equipa mais curta, menos experiente e com muito para provar.
Da oposição espera-se que cumpra o seu mandato de forma séria, responsável e mantendo os interesses da comunidade como principio orientador da sua acção política.
Ninguém entenderia que fosse a estratégia política a ditar a intervenção dos vereadores.
Ninguém entenderia que o executivo não levasse o mandato até ao fim.
Ninguém entenderia que não seja quem ganhou que implemente o seu programa.
Até já!!!!
Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu contributo.