Avançar para o conteúdo principal

BASTA!!!!





As agressões às águas do rio Vizela continuam!!!!

Este terrorismo ambiental tem de parar e nenhum de nós pode ficar indiferente. As autoridades têm de agir protegendo o que é de todos e punindo os que prevaricam. Basta de "assobiarem para o lado", argumentando falta de competências.

Refiro-me ao Município de Fafe que tem justificado a sua inacção com falta de jurisdição para actuar. Havendo consciência da importância deste recurso pode fazer-se muito sendo que, para isso, é necessário estar comprometido com a missão.

Também todos nós podemos fazer mais porque, afinal, estamos a falar de algo que é de todos!!! Podemos denunciar, obrigar as entidades oficiais a fiscalizar, a actuar, exigindo que façam aquilo para que lhes pagamos.

Todos temos que ser, cada vez mais, exigentes não compactuando com estas práticas criminosas, através do silêncio e do encolher de ombros, como se estas agressões não nos dissessem respeito.

Para além do mais, estes terroristas estão a ganhar uma vantagem competitiva face aos seus concorrentes que têm uma actuação dentro da lei. Portugal continua a ser um espaço do "vale-tudo" e onde o crime compensa.

Louvo aqui o trabalho da Associação dos Amigos do Ambiente de Cepães Fareja na pessoa dos seus activistas mais destacados: Joaquim Lopes e Manuel Silva que muito têm feito por esta causa. Eles, ao contrário de outros com mais responsabilidades, não têm desistido, não têm cruzado os braços e estão sempre na 1ª linha da defesa do nosso rio.

Obrigado pelo vosso trabalho e dedicação a esta causa.

Até já!!!!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

SELVAGENS!!!!

Imagem retirada de http://cm-fafe.pt
Volto a este espaço, há muito deserto, para expressar a minha repulsa pelas atitudes do Município de Fafe no abate arbitrário de árvores no espaço urbano.
Não há qualquer relatório que justifique estes atentados que quem nos governa (?) tem praticado até porque aquele que, supostamente escuda este "crime" não diagnostica nenhuma doença insanável. É terrorismo puro e simples que procura respaldo em técnicos de uma instituição respeitada.
Quem quiser ler o relatório encontrá-lo-á aqui .
Não está em questão o valor do património natural destes espécimes mas mais uma acção que demonstra a insensibilidade que habita na 5 de Outubro e que tinha sido bem demonstrada no ataque às árvores da Praça da Liberdade. 
Aproveito a oportunidade para lembrar que a Praça 25 de Abril sofreu uma profunda requalificação há não muito tempo e quem perder um bocadinho de tempo a ler o relatório de conforto que o Município divulgou constatará que os problemas san…

CAMPANHA RIDÍCULA

A três semanas das eleições autárquicas a campanha das candidaturas concorrentes ao município de Fafe ainda não trouxe uma única ideia que valesse a pena ser discutida! 
Isso demonstra que os nossos políticos continuam a tratar o eleitorado como um bando de anormais que querem é festa. Uns com porco no espeto, outros com festivais da vitela (com a agravante desta última ser paga por todos nós).
Muito presentes nas redes sociais é aqui que tenho visto o quão pobres são as candidaturas. "Em Fafe mandam os fafenses", "O PS só tem uma candidatura", Os Independentes são eles,etc, etc!!!!!
A tentativa de impugnação das listas da coligação "Fafe Sempre" pela candidatura do PS foi o último acto da tragicomédia que estes actores têm representado.
Os programas eleitorais, que deveriam ser uma espécie de contrato entre os candidatos e o eleitorado, mantêm-se guardados à espera não sei bem do quê. A tão pouco tempo da eleição pouco se sabe sobre as próprias listas. Porqu…

A Quinta do Confurco

Há uns anos atrás o município de Fafe adquiriu a chamada "Quinta do Confurco" para, ao que diziam, evitar que aí fosse plantada uma extensa área de eucaliptal. Iniciativa de louvar quer pela preservação da identidade da paisagem quer pela protecção daquela área em relação aos incêndios florestais (essa praga que, oportunamente, abordarei neste espaço).
Em 2012 novo passo foi dado para devolver aquele espaço à paisagem serrana: a reflorestação com espécies autóctones, projecto apoiado por verbas do "PRODER" e envolvendo a população nesse propósito. Até aqui tudo foi bem feito e, embora não tivesse sido pensado, a reacção a uma espécie de agressão foi rápida e incisiva. As minhas inquietações começam agora.  Quais são os planos do município para aquele activo (um grande activo, reforço) do nosso concelho? Antes de mais, na minha opinião, a defesa contra os já referidos incêndios deverá ser a maior preocupação.
Sabendo que o Turismo de Natureza é uma vertente que est…