Avançar para o conteúdo principal

Fafe 2015


Nos últimos dias foi conhecido e aprovado o orçamento municipal de 2015, instrumento que a Câmara de Fafe propõe para nos governar.

Em 2 anos o orçamento da autarquia "encolheu" quase 20 % e a decisão do executivo, na linha do que se vinha fazendo, de devolver parte do IRS pago pelos fafenses e da aplicação da taxa de IMI mais baixa contribuem, também, para essa menor receita. Ainda assim, o executivo acredita que pode fazer mais e melhor com menos dinheiro ( a redução em relação a 2014 não é significativa) colocando o enfoque na área social que vê a sua importância reforçada. 

A descentralização será reforçada com um crescimento significativo da transferência para as freguesias algo que, à partida, me parece muito positivo. Parte das atenções estarão viradas para o que estes autarcas vão fazer com este reforço de verbas. Até porque da avaliação da sua acção poderá resultar um aumento gradual do seu orçamento anual. 

Muito da "capacidade de fazer" deste ano vai estar dependente das verbas comunitárias e esse poderá ser o verdadeiro entrave ao salto qualitativo que todos desejamos e cujo controlo escapa por completo ao executivo e, pessoalmente, vejo muito difícil que se traduza em resultados já em 2015.

A aposta na economia com o desenvolvimento das zonas industriais parece-me correcta e, desde já, lanço o alerta para não se repetirem as trapalhadas com a zona industrial do Socorro e com o início da de Arões. Para que as vantagens cheguem às empresas e por uma questão de transparência porque há muita coisa nebulosa no que foi feito até aqui.

O gabinete de apoio ao empresário, promessa eleitoral, demora a arrancar e ao que julgo saber muito por força da falta de recursos humanos qualificados para o constituírem. Esta poderá ser uma ferramenta deveras importante e gostaria de a ver no terreno com a força que, em meu entender, deveria ter.

Aqui chegámos a outra notícia dos últimos dias: a nomeação de 3 novos membros para o gabinete dos vereadores! Pessoal político, sejamos claros. Não conheço as funções que lhes serão atribuídas e, por isso, não posso dizer mais do que isto. Sei que haverá sempre uma dose de confiança pessoal para estas nomeações mas gostaria de conhecer os critérios de selecção.

Esclareço que conheço bem dois destes nomeados e lhes reconheço força e capacidade para desempenharem um bom lugar mas não será isso que me vai tirar a liberdade de dizer que gostava que estes processos fossem melhor explicados. Estarei atento ao seu desempenho e desejo-lhes a maior sorte.

Até já!!!!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SELVAGENS!!!!

Imagem retirada de http://cm-fafe.pt Volto a este espaço, há muito deserto, para expressar a minha repulsa pelas atitudes do Município de Fafe no abate arbitrário de árvores no espaço urbano. Não há qualquer relatório que justifique estes atentados que quem nos governa (?) tem praticado até porque aquele que, supostamente escuda este "crime" não diagnostica nenhuma doença insanável. É terrorismo puro e simples que procura respaldo em técnicos de uma instituição respeitada. Quem quiser ler o relatório encontrá-lo-á aqui  . Não está em questão o valor do património natural destes espécimes mas mais uma acção que demonstra a insensibilidade que habita na 5 de Outubro e que tinha sido bem demonstrada no ataque às árvores da Praça da Liberdade.  Aproveito a oportunidade para lembrar que a Praça 25 de Abril sofreu uma profunda requalificação há não muito tempo e quem perder um bocadinho de tempo a ler o relatório de conforto que o Município divulgou constatar

Grato pela atenção

Imagem retirada da internet Ao fim de 7 meses e 10.000 visualizações, sinto-me honrado pela atenção que dezenas de pessoas entendem dedicar aquilo que escrevo aqui.  Confesso que, à partida, não tinha quaisquer expectativas acerca do impacto que a minha intervenção iria gerar ou do interesse que poderia suscitar. Foram vários os temas que foquei. Uns de carácter mais pessoal que reflectem o comprometimento que estabeleci. Outros de carácter mais interventivo, fruto da minha faculdade de pensar e ter opinião. Reafirmo o meu compromisso de fidelidade às minhas ideias e à verdade. Doa a quem doer e sem medo de enfrentar, olhos nos olhos, quem, eventualmente, se sinta desconfortável com os meus textos. Nunca entrei, nem entrarei, em questões pessoais e a minha análise será sempre aos aspectos públicos de pessoas ou instituições. Não posso deixar passar sem agradecer os vossos comentários (mantenho os comentários totalmente abertos e livres), as palavras de incentivo que mu

Parcídio vs Moncho

           VS Nos últimos dias, os media têm trazido a público um novo ataque dos IPF ao projecto Fafe Cidade das Artes, em geral, e a Moncho Rodriguez, em particular. Francamente, do que li e ouvi, não fui capaz de retirar uma razão objectiva para a oposição dos IPF e de Parcidio Summavielle. Tirando a parte do FCA ser um projecto pago pelo município. Criticas à valia do projecto, à sua dimensão artística, técnica ou pedagógica, não captei. Pela informação que tenho, instituições como a Coopfafe e o ACR de Fornelos, instituições dirigidas por vereadores deste movimento político, foram (ainda são?) receptoras de acções incluídas neste projecto artístico. E muito bem, em minha opinião. No entanto, a ser verdade que essa colaboração existiu, tenho alguma dificuldade em aceitar esta postura dos vereadores dos IPF e do seu líder (particularmente agressivo nas últimas intervenções). Claro que todos temos direito a elogiar ou criticar esta ou aquela ideia desde que manten