Avançar para o conteúdo principal

PDM de Fafe

Imagem Oficial retirada da página de facebook do Município de Fafe

Acabo de chegar da conferência "Que caminho para o PDM de Fafe", promovido pela autarquia.

Numa sala cheia de apaniguados políticos, presidentes de junta, promotores e técnicos ligados ao sector da construção civil, funcionários do município, confesso que me senti um bocado como "peixe fora de água".

Da conferência ressalta que o projecto de revisão continua no segredo dos deuses, Desenganem-se aqueles que este evento iria desvendar uma ideia, uma linha orientadora, uma luz (pequena que fosse) sobre aquele instrumento de planeamento.

Continua por desvendar aquilo que o município pensa ser o caminho que o concelho deve perseguir. Se é pela concentração dos aglomerados ou pela continuação da pulverização da ocupação do solo. Se é pela concentração de serviços ou pela descentralização. Que áreas económicas entende serem estratégicas para o desenvolvimento do território. Especialização ou não das actividades.

Ideias e frases desgarradas como a Zona Industrial de Regadas para captação de indústria de calçado, uma parceria com a Escola de Arquitectura da Universidade do Minho e outras mais vagas ainda foram "tiros de pólvora seca" para quem ia à espera de ouvir projectos.

Para um sector designado pelo sr Presidente da Câmara como PPM (prioridade política máxima) pareceu-me que há, ainda, muito caminho pela frente. Principalmente porque a opção é para ter o plano aprovado nos próximos meses. Com erros, imperfeito, mas aprovado antes da nova legislação que vai ser mais restritiva.

Num processo que já leva 13 ou 14 anos acho importante queimar algumas etapas e terminar a revisão até porque, como foi dito, "não há planos perfeitos". Temo, no entanto, que a fase de discussão pública sirva, somente, para classificar ou desclassificar uma ou outra parcela a pedido dos proprietários. Não espero que seja nessa fase que se altere algo de significativo na filosofia do documento. Até pelo atraso que isso significaria.

Assim, vamos ter o novo PDM imposto pelo executivo e seus técnicos, obedecendo a critérios e sujeito a influências que não se conhecem. Não esqueçamos, ainda, que parte do trabalho de campo foi feito há anos e que os tempos que vivemos são muito diferentes dos que tínhamos há 5 anos atrás.

Espero que a solução a apresentar sirva os anseios e interesses da população fafense no seu todo e não escondo que torço para que a proposta seja o mais equilibrada possível sendo certo que não vai agradar a todos.

Até já!!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SELVAGENS!!!!

Imagem retirada de http://cm-fafe.pt Volto a este espaço, há muito deserto, para expressar a minha repulsa pelas atitudes do Município de Fafe no abate arbitrário de árvores no espaço urbano. Não há qualquer relatório que justifique estes atentados que quem nos governa (?) tem praticado até porque aquele que, supostamente escuda este "crime" não diagnostica nenhuma doença insanável. É terrorismo puro e simples que procura respaldo em técnicos de uma instituição respeitada. Quem quiser ler o relatório encontrá-lo-á aqui  . Não está em questão o valor do património natural destes espécimes mas mais uma acção que demonstra a insensibilidade que habita na 5 de Outubro e que tinha sido bem demonstrada no ataque às árvores da Praça da Liberdade.  Aproveito a oportunidade para lembrar que a Praça 25 de Abril sofreu uma profunda requalificação há não muito tempo e quem perder um bocadinho de tempo a ler o relatório de conforto que o Município divulgou constatar

Grato pela atenção

Imagem retirada da internet Ao fim de 7 meses e 10.000 visualizações, sinto-me honrado pela atenção que dezenas de pessoas entendem dedicar aquilo que escrevo aqui.  Confesso que, à partida, não tinha quaisquer expectativas acerca do impacto que a minha intervenção iria gerar ou do interesse que poderia suscitar. Foram vários os temas que foquei. Uns de carácter mais pessoal que reflectem o comprometimento que estabeleci. Outros de carácter mais interventivo, fruto da minha faculdade de pensar e ter opinião. Reafirmo o meu compromisso de fidelidade às minhas ideias e à verdade. Doa a quem doer e sem medo de enfrentar, olhos nos olhos, quem, eventualmente, se sinta desconfortável com os meus textos. Nunca entrei, nem entrarei, em questões pessoais e a minha análise será sempre aos aspectos públicos de pessoas ou instituições. Não posso deixar passar sem agradecer os vossos comentários (mantenho os comentários totalmente abertos e livres), as palavras de incentivo que mu

Parcídio vs Moncho

           VS Nos últimos dias, os media têm trazido a público um novo ataque dos IPF ao projecto Fafe Cidade das Artes, em geral, e a Moncho Rodriguez, em particular. Francamente, do que li e ouvi, não fui capaz de retirar uma razão objectiva para a oposição dos IPF e de Parcidio Summavielle. Tirando a parte do FCA ser um projecto pago pelo município. Criticas à valia do projecto, à sua dimensão artística, técnica ou pedagógica, não captei. Pela informação que tenho, instituições como a Coopfafe e o ACR de Fornelos, instituições dirigidas por vereadores deste movimento político, foram (ainda são?) receptoras de acções incluídas neste projecto artístico. E muito bem, em minha opinião. No entanto, a ser verdade que essa colaboração existiu, tenho alguma dificuldade em aceitar esta postura dos vereadores dos IPF e do seu líder (particularmente agressivo nas últimas intervenções). Claro que todos temos direito a elogiar ou criticar esta ou aquela ideia desde que manten